Biografia
José Bragança de Miranda
José A. Bragança de Miranda é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com agregação em «Teoria da Cultura» na mesma Universidade. Atualmente é Professor Catedrático da Universidade Lusófona, investigador do Cicant e colaborador do ICnova (UNL).
Foi diretor da ECATI – Escola de Ciências da Comunicação. Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, da Universidade Lusófona.
É membro da SOPCOM-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação de que foi cofundador e membro da direção. Comissariou o projeta Ligações_Links_Liaisons para o Porto2001 – Capital europeia de cultura, em colaboração com Maria Teresa Cruz, projeto de que resultou o livro Crítica das Ligações na Era da Técnica (Tropismos, 2002).
Foi Presidente do painel de Ciências da Comunicação da FCT, Presidente do Júri para Documentário (2006) do Icam, membro do júri de premiação da BESfoto, membro do Júri do prémio Luso-Espanhol de Cultura. Tem lecionado nas áreas da Teoria da Cultura e Artes Contemporâneas, da Teoria dos Media e Estética Digital.
Autor de numerosos ensaios e intervenções nas mais diversas áreas da cultura contemporânea, das suas publicações destacam-se apenas os Livros Analítica da Atualidade, Política e Modernidade, Traços. Ensaios sobre a Cultura Contemporânea, Teoria da Cultura, Síntese, Albuquerque Mendes ou o Ardor da Arte, Queda Sem Fim, Envios. Uma experimentação filosófica nos Blogues, Corpo e Imagem e Jorge Molder. O seu último livro Constelações: Ensaios sobre Técnica e Cultura na Contemporaneidade, sairá na Documenta em fevereiro de 2023. Desempenha desde dezembro de 2022 as funções de Reitor da Universidade Lusófona.