Skip to main content
universidade lusófona

João Pedro Costa

João Pedro Costa é profissional de rádio desde 1985. Uma brincadeira, quando trabalhava em publicidade (a sua primeira experiência profissional) fez despontar uma carreira que esteve sempre em duelo com a outra paixão, a das viagens.

Depois de algumas formações, na BBC e na RDP nos anos oitenta, integrou a RUT, Rádio Universidade Tejo, onde a liberdade criativa na comunicação sónica o fez conhecer a outra vertente da sua felicidade profissional – a sonoplastia – e onde teve como mentor o mestre dos mestres em Portugal, da altura, Matos Maia.

Depois estreou a RFM, passou pela RGT- Rádio Geste e partiu para a Ásia, onde o Japão era o destino, mas encalhou uns anos na TDM-Rádio Macau.

E foi na Ásia que descobriu a enorme «largura de banda» que a rádio permite. Produção de rádio e televisão, em documentários e notícias, por várias partes do mundo para canais anglófonos, desde a VOA, SBS (Austrália), RTHK (Hong Kong), J-Wave (Japão), Star FM (Filipinas), além de trabalhos de correspondente para estações portuguesas. É no final do século que começa a dar os primeiros passos na formação nas áreas dos media digitais.

O regresso à Europa levou-o até à Euronews, onde foi produtor durante oito anos e regressou a Portugal para desenvolver projetos de formação digitais online. Foi formador da primeira equipa da Benfica TV, mas não parou muito tempo por lá. Em 2011 regressou à Ásia e abraçou vários projetos de media digitais e só saiu de lá porque alguém lhe acenou com um projeto de rádio para miúdos, com a particularidade de ser uma rádio feita por miúdos. Ainda hoje um projeto sem igual no resto do mundo.

O desafio é agora do quotidiano, onde mostra esse poder incrível de comunicar sem imagem, a miúdos dos 7 aos 17, tanto nos estúdios da Rádio Miúdos, no Bombarral, como nas escolas onde aplica a metodologia de rádio-escolas, onde através da rádio se propõe a cidadania e literacia digital.